24 DE MARÇO – DIA NACIONAL DO ESTUDANTE

FNAEESP FNAEESP

Juntamente com outras federações e associações académicas e de estudantes, a FNAEESP apresentou o plano do plano de ação para as comemorações do Dia Nacional do Estudante, em conferência de imprensa realizada no passado dia 20 de março de 2015, na Reitoria da Universidade do Minho.

Sob o mote “Voz aos Estudantes”, as federações e associações académicas e de estudantes pretendem, com a envolvência de todos os estudantes do ensino superior, sensibilizar a sociedade civil e os agentes governativos para as problemáticas hoje identificadas pelo movimento associativo estudantil nacional.

Até ao dia 17 de abril decorrerão um conjunto de iniciativas locais, de sensibilização para os principais problemas que afetam os estudantes do ensino superior, e um conjunto de conferências, a realizar em Coimbra, Lisboa, Porto e Évora, que contarão com um leque de oradores de relevo no panorama do ensino superior português.

O culminar destas celebrações decorrerá no dia 24 de março, Dia Nacional do Estudante, em que várias federações e associações académicas e de estudantes reunirão com o Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho. Solicitada está também uma audição ao Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, que ainda carece de marcação.

Os atrasos no pagamento das bolsas de estudo, a insuficiência da ação social escolar, a escassez de financiamento, as elevadas propinas e a falta de emprego são os principais problemas identificados, que darão voz aos estudantes durante estes dias.

O programa das comemorações poderá ser consultado em http://www.diadoestudante.pt/.


Mais informações em:

Site: http://www.diadoestudante.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/dianacionaldoestudante

FNAEESP24 DE MARÇO – DIA NACIONAL DO ESTUDANTE