Ciclo de Conferências – Ensino Superior: o Futuro!


Decorreu nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2014, no auditório do Conselho Nacional de Educação, o ciclo de conferências intitulado “Ensino Superior: O futuro!”.
Com o propósito de proporcionar aos associados da FNAEESP a auscultação de opiniões, a proferir por personalidades que direta ou indiretamente exercem ou exerceram funções de responsabilidade, relativamente à política educativa do ensino superior, o evento contou com a presença dos oradores Ricardo Morgado, da Secretaria de Estado do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, ex-Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo Constitucional e ex-Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, e Luís Rebelo, ex-presidente da Federação Académica do Porto.
Na 1ª conferência do evento Ricardo Morgado fez o balanço das reformas do ensino superior português dos últimos 3 anos. O orador aproveitou o momento para efetuar um breve resumo do programa do Governo, no âmbito do ensino superior, para apresentar as Linhas de Orientação Estratégica para a Reforma do Ensino Superior e para, em traços gerais, descrever os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e os programas “+ Superior” e “Retomar”.


Sobre o tema “Cooperações, fusões e consórcios entre Instituições de Ensino Superior”, a oradora Maria da Graça Carvalho expôs o seu ponto de vista sobre esta matéria, esclarecendo igualmente todas as dúvidas referentes à implementação destas reformas no atual contexto de ensino superior, colocadas pelos dirigentes estudantis presentes.
Já Luís Rebelo, último orador do ciclo de conferências, fez uso ao seu reconhecido valor enquanto dirigente associativo que foi e expôs em palavras a atual organização da rede de ensino superior, com todos os prós e contras que lhe estão inerentes. Apresentou ainda os vários caminhos possíveis para a (re)organização do sistema, impulsionando os presentes a não terem receio em discutir e formalizar posições sobre o tema.
Finalizadas as conferências, foi altura dos cerca de 50 dirigentes estudantis presentes efetuarem um balanço sobre o evento e de discutirem as conclusões obtidas.

Dado o sucesso do evento, não pode a FNAEESP deixar de agradecer todo o apoio logístico concedido pelo Conselho Nacional de Educação, ao disponibilizar para a realização do evento uma “casa” tão especial e importante para o ensino superior português como é esta.

adminCiclo de Conferências – Ensino Superior: o Futuro!