COVID-19: Informações Importantes

O novo Coronavírus, também designado por SARS-CoV-2, nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos.

Segundo as informações publicadas pelas autoridades internacionais, a fonte da infeção é desconhecida e ainda pode estar ativa.

A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados:

  • Febre (T>37,5ºC)
  • Tosse
  • Dificuldade respiratória (Falta de ar)

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca. Desta forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença, tais como:

  • Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Evitar tocar na cara com as mãos;
  • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

De forma a responder à pandemia Mundial, o Governo decretou o Estado de Alerta em todo o País, colocando os meios de proteção civil e as forças de segurança em prontidão. Neste sentido, o Conselho de Ministros tomou um conjunto de medidas que visam garantir o estado de prontidão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente a suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais nas escolas de todos os níveis de ensino a partir da próxima segunda-feira dia 16 de março.

Cada Instituição tem o seu Plano de Contingência. Para saberes como deves proceder, consulta o link do teu Politécnico, da tua Escola ou do teu Instituto:

Instituto Politécnico da Guarda

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Instituto Politécnico de Coimbra

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Lisboa

Instituto Politécnico de Portalegre

Instituto Politécnico de Santarém

Instituto Politécnico de Setúbal

Instituto Politécnico de Tomar

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Instituto Politécnico do Porto

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa

Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto

Atualmente, a FNAEESP procura soluções que minimizem os constrangimentos causados aos Estudantes pelas medidas que foram adotadas, fomentando, por exemplo, a utilização de recursos tecnológicos, promovendo o Ensino à distância.

Manter em mente o Isolamento é uma medida de Responsabilidade Social. Através da promoção de boas práticas, agindo de forma cívica, todos contribuímos para a resolução de um problema de Saúde Pública.