DIA NACIONAL DO ESTUDANTE – 24 DE MARÇO DE 2016

A relevância histórica que o Dia Nacional do Estudante assume no panorama do movimento associativo estudantil deriva da década de 60 e da crise académica, consequente de um processo de mobilização da comunidade estudantil pelos valores da liberdade, democracia e universalidade no acesso ao conhecimento.

Celebrado anualmente pelos estudantes do Ensino Superior, como momento de retrospetiva histórica, o dia 24 de março é um símbolo das vitórias conquistadas ao longo das últimas quatro décadas, afirmando a comunidade estudantil do Ensino Superior como elemento determinante para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Denuncia-se, neste 24 de março, a falta de dados concretos e fidedignos sobre o fenómeno do abandono escolar. Continua por cumprir a resolução da Assembleia da República 60/2013, aprovada em 28 de março de 2013, que recomenda ao Governo que apresente na Assembleia da República um relatório sobre abandono escolar no ensino superior.

O movimento associativo nacional apresentará, assim, o “Combate ao abandono escolar – Guia de boas práticas no ensino superior” à Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Fernanda Rollo, no próximo dia 24 de março, pelas 11 horas, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

No dia 29 de março, junto da comunidade estudantil, irá o movimento associativo nacional apresentar iniciativas no qual reporta casos passados de abandono escolar no seio de cada instituição de ensino superior, uma realidade que acaba esquecida no final de cada ano letivo. Ainda no dia 7 de abril as federações e associações académicas e de estudantes, irão em Lisboa, discutir numas jornadas o abandono escolar no ensino superior com um conjunto de agentes relevantes no setor.


Mais informações em: facebook.com/dianacionaldoestudante/