Nos dias 22 e 23 de junho de 2024, a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) esteve presente no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) no Auditório Nobre da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.
O encontro teve como objetivo debater diversas questões relacionadas ao Ensino Superior, incluindo temas como a Ação Social e Abandono Escolar, Orçamento do Estado e Financiamento do Ensino Superior, Acesso ao Ensino Superior e Qualidade no Ensino Superior.
Assim, a FNAEESP propôs diversas moções nos diferentes plenários. Relativamente ao plenário da Ação Social, a FNAEESP aprovou a moção “+Superior: Acelerando a Acessibilidade e o Equilíbrio Territorial no Ensino Superior”. Esta moção consiste na valorização dos estudantes que optam por frequentar Instituições do interior, apoiando e motivando a fixação de jovens estudantes nestas regiões.
No que diz respeito ao plenário do Orçamento de Estado e Financiamento, a FNAEESP aprovou a moção “Equidade e Sustentabilidade no Ensino Superior: Propostas para o Orçamento de Estado”. Neste plenário foram discutidos temas como a propina, a refeição social e o apoio financeiro que o Estado pode fornecer às Instituições do Ensino Superior (IES).
Relativamente ao plenário do Acesso ao Ensino Superior, a FNAEESP apresentou a moção “Um acesso ao Ensino Superior mais abrangente”. Nesta moção foram debatidos temas como a obrigação dos exames nacionais para término do ensino secundário, a falta de flexibilidade para trabalhadores que queiram prosseguir os seus estudos e os cálculos das médias de acesso ao ensino superior.
No que toca ao plenário da Qualidade no Ensino Superior, a FNAEESP aprovou a moção “Qualidade no Ensino Superior: Caminhos para a Excelência Académica”. Neste plenário, a FNAEESP apelou à clarificação dos critérios dos cursos de dupla titulação e refletiu sobre como os questionários de qualidade devem ter o peso necessário, bem como contar com a ajuda dos estudantes nas elaborações dos mesmos.
Sendo este o maior fórum de debate estudantil nacional com o propósito de auxiliar as políticas do Ensino Superior, a FNAEESP demarcou a sua posição em conjunto com os seus Associados, procurando a igualdade de oportunidades para todos os estudantes que frequentam o Ensino Superior.
A FNAEESP agradece à AAIPS pela coragem e pela organização deste encontro bem como ao Politécnico de Setúbal.