ENDA Viseu 2019

FNAEESP FNAEESP, Notícias FNAEESP

Nos passados dias 7 e 8 de setembro, a FNAEESP esteve presente no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), que decorreu nas instalações do Instituto Politécnico de Viseu.

Neste fórum foram debatidos temas relacionados com o Ensino Superior, nomeadamente Ação Social, Financiamento do Sistema de Ensino Superior, a Revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, entre outros.

No entendimento do movimento associativo, há uma clara preocupação no que concerne aos modelos atuais de Ação Social e de Financiamento do Ensino Superior. Urge a necessidade de serem revistos os modelos anteriormente mencionados, a fim de ser suprimida progressivamente a dependência de fundos comunitários europeus para a sobrevivência do sistema de Ação Social, assim como para ser dada uma resposta concreta a um problema que atormenta a vida dos estudantes: o Alojamento Estudantil. Para além desta questão, defendem também os estudantes a necessidade de clarificar os os critérios para a fórmula de Financiamento do Ensino Superior, construindo um modelo mais justo e coerente.

Gostaríamos de parabenizar a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu (AEESEV) pela organização do ENDA, assim como a forma como receberam todas as associações presentes; e gostaríamos de felicitar as associações que apresentaram a sua candidatura para organizar o próximo Encontro, nomeadamente à Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra (AEESEC), à Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (AEESAC), à Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra (AEESTeSC), à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (AEISCAC) e à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (AEISEC).

FNAEESPENDA Viseu 2019