REUNIÃO COM A PRESIDENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO

FNAEESP FNAEESP

No passado dia 1 de outubro de 2014, nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico do Porto (IPP), reuniram a FNAEESP, as associações de estudantes do IPP e a Federação Académica do Porto (FAP) com a Presidente do IPP, Professora Doutora Rosário Gambôa.

A reunião, solicitada pela Exma. Presidente do Instituto Politécnico do Porto, serviu para para serem discutidas as políticas governamentais ao nível do financiamento do ensino superior, nomeadamente em relação à dotação orçamental das instituições de ensino superior para 2015.

Dada a inexistência de critérios na distribuição do financiamento para 2015, tal como vem já sendo hábito nos últimos anos, aproveitaram os representantes estudantis e a presidência do Politécnico do Porto para concertar uma posição sinérgica, que manifesta a total discordância com a medida governativa anunciada.

Esta é, diga-se, uma reivindicação antiga do movimento associativo estudantil nacional, reforçada no último Encontro Nacional de Direções Associativas, de setembro de 2014, sob proposta da FNAEESP, em que é reiterada “a necessidade do orçamento a atribuir às instituições de ensino superior ser distribuído com base numa fórmula de acordo com os critérios definidos na Lei de Bases de Financiamento do Ensino Superior e que acautele os mecanismos de convergência necessários para o financiamento das instituições em dificuldade, a constar de portaria conjunta dos Ministros de Estado e das Finanças e da Educação e Ciência, que garanta coerência e justiça à repartição do orçamento e que seja gradualmente aplicada, de ano para ano”.

FNAEESPREUNIÃO COM A PRESIDENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO