REUNIÃO COM A SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA

FNAEESP FNAEESP

Juntamente com o restante movimento associativo estudantil nacional, esteve a FNAEESP reunida com a Exma. Sra. Secretária de Estado da Ciência, Doutora Leonor Parreira, no passado dia 2 de outubro de 2014, no Palácio das Laranjeiras.

No seguimento do trabalho desenvolvido pela comissão de trabalho criada no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), de junho passado na Covilhã, foram presentadas as conclusões entretanto obtidas por parte das federações e associações académicas e de estudantes, ao nível da ciência e investigação no ensino superior.

Nesse sentido, aproveitou a FNAEESP para apresentar à Exma. Secretária de Estado da Ciência a moção apresentada e aprovada por todo o movimento associativo estudantil nacional no último ENDA, realizado nos dias 6 e 7 de setembro, que propõe “a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, para que o enquadramento legal não inviabilize a ministração de formações de 3º ciclo no ensino superior politécnico, reveladoras de uma investigação aplicada e com características específicas de envolvência e ligação ao mercado de trabalho”, sugerindo que seja “a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a avaliar a capacidade das instituições politécnicas em ministrar formações de 3º ciclo, garantindo que estas apenas sejam lecionadas em instituições que garantam a fidelidade da matriz respeitante ao subsistema de ensino em questão, recursos e um corpo docente altamente qualificado”.

A Exma. Secretária de Estado da Ciência aproveitou ainda o momento para efetuar um enquadramento cronológico, de forma a melhor explicar a evolução da aposta na Ciência em Portugal, levando à discussão entre os presentes temas como a atual política nacional de Ciência, o papel das instituições de ensino superior, a carreira de investigador, entre outros.

FNAEESPREUNIÃO COM A SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA