REUNIÃO COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

FNAEESP FNAEESP

Reuniu a FNAEESP, juntamente com outras federações e associações académicas e de estudantes, com o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, no passado dia 22 de abril, no Palácio das Laranjeiras. Na reunião esteve igualmente presente o senhor Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

Em agenda esteve a discussão do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior (RABEEES), o acesso ao ensino superior, o programa + Superior e o abandono escolar.

Em relação ao RABEEES, e de acordo com os trabalhos da comissão de revisão do RABEEES, informou o senhor Ministro que pretende ver mais estudantes incluídos no sistema de ação social, pelo que mostrou abertura para aumentar, ainda que ligeiramente, a verba para a ação social escolar. Sobre o pagamento das prestações das bolsas de estudo em dia fixo, o mesmo será incluído e contemplado na revisão ao regulamento em curso.

Sobre as regras de acesso ao ensino superior, assumiu o senhor Ministro da Educação e Ciência que as mesmas não irão sofrer alterações para o próximo ano letivo, pelo que cai por terra a proposta apresentada pelo CCISP.

Abordado o programa + Superior, apresentaram as federações e associações académicas e de estudantes presentes a necessidade do mesmo incluir os estudantes de 2º ciclo como elegíveis para o programa, numa ótica de incremento do número de vagas. Assim, ficou o MEC de avaliar a proposta, concordando com a pertinência e importância da mesma.

A próxima reunião entre o o MEC e as federações e associações académicas e de estudantes ficou apalavrada para breve, não existindo ainda uma data definida para a realização da mesma.

FNAEESPREUNIÃO COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA