REUNIÃO COM OS GRUPOS PARLAMENTARES

FNAEESP FNAEESP

No âmbito de uma comissão de trabalho criada no último Encontro Nacional de Direções Associativas esteve a FNAEESP reunida, juntamente com outras federações e associações académicas e de estudantes, com os grupos com assento parlamentar, no passado dia 4 de novembro de 2014.

O momento de reunião com os diferentes grupos parlamentares, nomeadamente o BE, PCP, PS, PSD e CDS, serviu para ser analisada e discutida a proposta de Orçamento de Estado para 2015, que começará a ser discutida na especialidade na próxima quinta-feira, dia 6 de novembro de 2014, em sede parlamentar.

O movimento associativo estudantil nacional presente aproveitou o momento para apresentar as suas preocupações em relação ao novo corte orçamental proposto às instituições de ensino superior para 2015, assim como à distribuição do financiamento às instituições ser novamente efetuada com base num fator meramente histórico, contrariando as promessas assumidas tanto pelo Ministro da Educação e Ciência como pelo Secretário de Estado do Ensino Superior de que a mesma seria realizada com base em critérios objetivos estabelecidos numa fórmula de financiamento.

Em relação à ação social escolar reiteraram as estruturas estudantis presentes de que é urgente o aumento do limiar de elegibilidade, de forma a mais estudantes serem abrangidos pela ação social escolar, e sensibilizaram os grupos parlamentares para o facto de tal medida ser realizável com uma verba pouco significativa, quando comparada com outras necessárias para o cumprimento de certas reformas do país.

Por fim, foi ainda realizado um balanço aos programas retomar e + superior, recentemente criados para o presente ano letivo.

Ainda no âmbito desta comissão criada no último Encontro Nacional de Direções Associativas reunirão as federações e associações académicas e de estudantes com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

FNAEESPREUNIÃO COM OS GRUPOS PARLAMENTARES