Via própria para o Ensino Superior: um caminho para o sucesso ou uma preocupação?

FNAEESP Comunicados

Na passada segunda-feira, em reunião do Conselho Coordenador do Ensino Superior, foi discutida a introdução de uma nova via de acesso para estudantes do Ensino Profissional, que deverá ter uma versão definitiva quanto à forma de implementação até ao final de abril.

Da presente reunião, concluiu-se que no próximo ano letivo será testada uma modalidade de concursos locais através da qual cada candidato concorre diretamente à instituição na qual pretende estudar. No seguimento desta reunião, a FNAEESP vincula que:

  1. Qualquer proposta que se venha a efetivar deverá ser aplicada ao Sistema Educativo Português como um todo, englobando os subsistemas Politécnico e Universitário;

  2. Tratando-se de uma medida de grande abrangência, surgem algumas preocupações, tais como: o curto espaço de tempo até ao início das candidaturas ao Ensino Superior , revelando-se de difícil implementação; e a necessidade de implementação de uma estratégia que terá de ser obrigatoriamente coordenada com as IES e com os representantes dos Estudantes , a fim de ir ao encontro daquelas que são as necessidades dos vários agentes do Ensino Superior;

  3. É importante que o regime que venha a entrar em vigor, no que diz respeito ao acesso ao Ensino Superior de Estudantes provenientes do Ensino Profissional, não deverá colocar em causa o funcionamento dos CTeSP.
FNAEESPVia própria para o Ensino Superior: um caminho para o sucesso ou uma preocupação?