VISITA AO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

FNAEESP FNAEESP

Esteve a FNAEESP, no dia 27 de janeiro de 2015, em visita ao Instituto Politécnico da Guarda, onde reuniu com a presidência do instituto, o senhor administrador dos serviços de ação social e representantes da Associação Académica da Guarda.

Serviu o momento para serem debatidos diversos temas da agenda política do ensino superior português, como a necessária e urgente reorganização da rede de ensino superior e racionalização da oferta formativa, o financiamento do ensino superior e a ação social escolar.

Sensibilizou ainda a FNAEESP para a problemática do abandono escolar, solicitando uma maior envolvência de todas as instituições de ensino superior, no sentido de serem efetuados relatórios e serem apresentados dados sobre a evolução do fenómeno nos últimos anos.

No que toca ao programa “Retomar” e “+Superior” foi a pertinência do momento aproveitada para a realização de um balanço aos dois programas, assumindo a direção da FNAEESP que apresentará um conjunto de recomendações à Secretaria de Estado do Ensino Superior, para que as mesmas possam ser aplicadas ainda a tempo do ano letivo 2015/2016.

Sobre o “apagão” da plataforma da DGES, importa referir que o mesmo provocou um atraso e uma suspensão na análise dos processos, no que à realidade do Instituto Politécnico da Guarda diz respeito. Ainda respeitante à ação social escolar, mais concretamente à revisão ao regulamento de atribuição de bolsas, foram trocadas impressões e debatidas possíveis propostas, de forma a que mais estudantes com dificuldades socioeconómicas possam beneficiar da ação social escolar e assim manterem a sua frequência no ensino superior.

FNAEESPVISITA AO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA