Nos dias 8 e 9 de março de 2025, a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico esteve presente no Encontro Nacional de Direções Associativas, no Auditório Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior.

O encontro teve como objetivo debater diversas questões relacionadas com o Ensino Superior, incluindo temas como Ação Social e Abandono Escolar, Coesão Territorial e Empregabilidade.
Assim, a FNAEESP propôs diversas moções nos diferentes plenários. Relativamente ao plenário da Ação Social e Abandono Escolar, a FNAEESP aprovou a moção “Reformas na Ação Social, para um Ensino Superior Mais Justo e Equitativo”. Nesta moção são abordados temas como a revisão dos escalões e critérios na atribuição de bolsas de estudo, uma maior facilidade no processo do alojamento estudantil e os créditos de equivalências das ECTS.
No que diz respeito ao plenário da Coesão Territorial , a FNAEESP aprovou a moção “Valorizar o Papel Transformador das IES do Interior”. Esta moção defende, essencialmente, políticas que promovam a inversão do inverno demográfico. O aumento de vagas nas IES do interior e um financiamento adequado para as mesmas são algumas das propostas.
Relativamente ao plenário da Empregabilidade, a FNAEESP aprovou a moção “Da Teoria à Prática: Promover a Empregabilidade através da Formação Superior”. Esta moção reflete a crença da FNAEESP que a ligação dos cursos lecionados com o tecido empresarial deve manter-se forte. A constante avaliação das necessidades do mercado, a valorização de competências transversais dos estudantes e um acompanhamento ativo dos estágios curriculares são algumas das propostas desta moção.
Sendo este o maior fórum de debate estudantil nacional, como propósito de auxiliar as políticas do Ensino Superior, a FNAEESP demarcou a sua posição em conjunto com os seus Associados, procurando a igualdade de oportunidades para todos os estudantes que frequentam o Ensino Superior.